9º dia - Cicloviagem Serra do Cipó & Caminho dos Diamantes

Trajeto do nono dia de viagem.

Altimetria do nono dia.

Nono e último dia: de Catas Altas até Ouro Preto - 68 km.

Saímos da Pousada dos Guarás, em Catas Altas, passamos na praça da cidade para mais algumas fotos e seguimos por estradas de terra na direção de Morro da Água Quente. Muito bonito este primeiro trecho pois segue acompanhando de perto o pé da Serra do Caraça.

Depois do Morro da Água Quente, o trajeto continua por um trecho inseguro de rodovia asfaltada. Muito ruim esse trecho, uma rodovia estreita e sem nenhum tipo de acostamento, os veículos passam muito perto das bicicletas. Voltamos a respirar quando o trajeto sai do asfalto e entra por uma inusitada estrada de pedra. É uma estrada de rocha alaranjada, em subida, com alguns degraus no caminho, mas completamente pedalável. Essa mesma estrada vai adquirindo mais vegetação e se transformando em uma estradinha de terra normal.

Daí em diante, passamos pela localidade de Santa Rita Durão - com duas belas igrejas, por Bento Rodrigues e logo chegamos em Camargos. Há uma bela igreja com escadaria. Logo após, ainda em Camargos, encontramos um lugar para almoçar. Ainda havia, no lugar, umas cadeiras de balanço para o descanso dos clientes.

Saindo de Camargos ainda pegamos muitas subidas e começamos a nos aproximar de Mariana. Desembocamos em uma rodovia asfaltada, entramos na cidade e fomos até o centro histórico para fotos juntos às principais igrejas centenárias.

Saímos de Mariana para o último trecho da viagem: a dureza da subida de 12 km até Ouro Preto. É uma longa subida e bastante inclinada, asfaltada, mas fizemos todo o trecho pedalando. Tivemos sorte de ser sábado e haver menos movimento de veículos na rodovia.

Por fim, com grande alegria, chegamos na Praça Tiradentes em Ouro Preto, às cinco e meia da tarde ensolarada. Paramos imediatamente em um bar com mesinhas na calçada, ao sol do final da tarde, e tomamos um delicioso chopp gelado para comemorar. Na verdade, o início das comemorações do término de uma marcante cicloviagem.

Depois do chopp, mais fotos na Praça Tiradentes. Logo encontramos uma pousada perto da Igreja das Mercês de Baixo, banho, e saímos para curtir um pouco a cidade. Compramos os filmes plásticos para embalagem das bikes e, mais tarde, um jantar comemorativo no Bené da Flauta.

No dia seguinte, domingo, embalamos as bicicletas, conseguimos um carro para nos levar até o Aeroporto de Confins e, depois desses preparativos para a volta, saímos pela cidade. Experimentamos, mais uma vez, a cerveja Mr. Tugas (de Juiz de Fora) lá no Empório dos Meninos. Depois, subimos para o almoço comemorativo na Casa do Ouvidor.

Por fim, o carro do Sr. Lalau veio nos buscar, colocamos bikes e bagagens, fomos para Confins de onde pegamos o avião de volta para o Recife. Fim!

Todas as fotos do último dia estão no Flickr.

Trajeto Catas Altas - Morro da Água Quente - Camargos - Mariana - Ouro Preto.
Distância pedalada: 68 km

Horário de saída: 8:30h
Horário de parada: 17:30h
Hospedagem: Pousada dos Bandeirantes

Perto da Serra do Caraça.

Marco da Estrada Real perto da Serra do Caraça.

Estradinha de pedra alaranjada.

Praça Tiradentes, Ouro Preto.