Cicloviagem em Santa Catarina

Aqui está o resumo de nossa viagem de bicicleta pelo Estado de Santa Catarina. Nosso objetivo foi pedalar durante 14 dias pelo estado, saindo do Aeroporto de Navegantes, seguindo para o interior do estado e conhecendo algumas cidades do Vale Europeu, depois retornando ao litoral e terminando a viagem em Florianópolis. 

A cicloviagem foi realizada por mim, Paulo Rafael e por minha esposa, Eliane Mendes. Nós fizemos um planejamento de pedalar em torno de 50 quilômetros por dia, sabendo que a maior parte do percurso seria por estradas rurais, de barro, com muitas subidas e descidas.

Saímos do Recife com mais três amigos ciclistas, Macelo, Paulo Ribeiro e Zeca Batalha. Pedalamos com eles no primeiro dia. Daí em diante, eles seguiram um roteiro mais exigente, com quilometragens na faixa dos 80 quilômetros diários. A partir de Blumenau (décimo dia de viagem), Macelo passou a nos acompanhar pois Zeca e Paulo Ribeiro iriam voltar mais cedo.

Eu viajei em minha bicicleta dobrável Dahon Speed D7 (sete velocidades) e Eliane viajou com sua bicicleta Specialized de formato urbano (21 velocidades). Eu levei dois alforges no bagageiro e mais um pequena bolsa de ferramentas. Um dos alforges levava as roupas de Eliane e o outro levava as minhas roupas e um pequeno computador (netbook).

Foi a primeira vez em que levei um computador em cicloviagem. Gostei, valeu a pena e o bichinho foi resistente o bastante e não quebrou nem deu qualquer problema. Para poder levar um netbook, na fase de preparativos, pesquisei e comprei o computador mais barato possível. Foi um Positivo Mobo 5000 que custou algo em torno de 700 reais. O computador resistiu a todas as costelas de vacas e buraqueiras de todas as estradas. Houve chuva no percurso mas os alforges da Arara Una são realmente impermeáveis e nem as roupas nem o computador receberam qualquer umidade. O computador foi bastante útil para usar a internet, descarregar as fotos diariamente e carregar e descarregar trajetos no aparelho de GPS (Garmin etrex Venture). 

O GPS também se revelou bastante resistente. Ele estava colocado no guidão e aguentou os impactos da buraqueira e a chuva. 

Tivemos dias nublados, dias de chuva e dias de muito sol. Pedalamos nas montanhas, ao longo do curso de alguns rios e até pela beira da praia. Dias muito felizes. No total, pedalamos durante 14 dias e percorremos cerca de 550 quilômetros.

Nos links a seguir, podem ser consultados os relatos de cada dia da cicloviagem.

Primeiro dia - 25 de agosto - Recife - Aeroporto de Navegantes - Piçarras (Hotel Imperador). 

Segundo dia - 26 de agosto - de Piçarras para Luís Alves (Hotel Colinas).

Terceiro dia - 27 de agosto - de Luís Alves para Pomerode (Pousada Max).

Quarto dia - 28 de agosto - de Pomerode para Palmeiras (Pousada Flor da Terra).

Quinto dia - 29 de agosto - de Palmeiras para Alto Cedro (Hotel Lindnerhof).

Sexto dia - 30 de agosto - de Alto Cedro para Doutor Pedrinho (Hotel Cristofolini).

Sétimo dia - 31 de agosto - de Doutor Pedrinho para a Pousada Campo do Zinco.

Oitavo dia - 1 de setembro - do Campo do Zinco para Timbó (Timbó Park Hotel).

Nono dia - 2 de setembro - de Timbó para Blumenau (Hotel Himmelblau).

Décimo dia - 3 de setembro - de Blumenau para Ilhota (Hotel Ilhota).

Décimo-primeiro dia - 4 de setembro - de Ilhota para Balneário Camboriú (Hotel Melo).

Décimo-segundo dia - 5 de setembro - de Balneário Camboriú para Bombinhas (Hotel Bombinhas Summer Beach).

Décimo-terceiro e décimo-quarto dias - 6 e 7 de setembro - pedalando em Florianópolis (Hotel Plaza Baía Norte).