Serra Negra e Caverna do Deda - 43 km


Graças a Macelo Venceslau que reuniu o grupo, nos juntamos para passar o feriado em uma pousada que fica entre as cidades de Bezerros e Gravatá, Pernambuco. Chegamos na quinta-feira à noite e hoje, sexta 2/11, depois do café da manhã, fizemos o primeiro passeio de bicicleta. 

Saímos da pousada e seguimos pelo acostamento da BR-232 na direção de Bezerros. Entramos na estrada que vai para Ameixas e logo chegamos ao trecho de estrada de barro que vai para a Serra Negra. Fizemos a longa subida e antes de chegar na vila, entramos na estradinha que vai para a Caverna do Deda. As subidas ficam mais íngremes neste trecho.

Chegamos à propriedade em que fica a caverna, entramos e logo subimos até a entrada da caverna. O dono do lugar nos guiou até o topo da imensa pedra, passando por dentro da caverna. No topo, a 1.020 m de altitude, se tem a visão de toda a região e das cidades próximas. Depois de um tempo admirando a paisagem, descemos, pegamos as bicicletas e fomos até o Bar da Caverna onde tomamos umas cervejas, água, refrigerantes.

De lá, iniciamos a volta para Bezerros, na maior parte em descida e depois pegamos a BR-232, retornando à pousada.