Rio de Janeiro & Minas Gerais com bicicletas

Neste post, agrupei todos os posts anteriores sobre nossa viagem ao Rio de Janeiro e Minas Gerais entre dezembro de 2012 e janeiro de 2013. Levamos nossas bicicletas e pedalamos bastante, tanto na cidade do Rio quanto em estradas rurais de Minas.

Saímos de Recife para o Rio, de avião, em 21 de dezembro. Ficamos na cidade até o dia 2 de janeiro e pedalamos por lá quase todos os dias. No Rio, ficamos hospedados em um apartamento alugado através da Copa Apartments. O apartamento que escolhemos fica em Copacabana, na rua Djalma Ulrich, em uma posição que permite ver o mar. Há muitos lugares para comer na vizinhança, obviamente, inclusive lugares que servem o café da manhã, como o Bibi, em que a gente ia sempre. 

O Rio é (ou está) muito agradável de se pedalar e muito seguro. Pedalamos para todos os lados, Floresta da Tijuca, Paineiras, Leblon, Lagoa, Urca, Botafogo, Centro, Niterói e Paquetá.

No dia 2 de janeiro, alugamos um carro e subimos para Petrópolis. No dia seguinte, seguimos para Tiradentes. Lá, ficamos hospedados no Pouso da Josi. É uma pousada simples, o que traz algumas vantagens e algumas desvantagens. Sobre a pousada, você pode ler mais aqui e também pode ver as opiniões de quem se hospedou lá aqui

Tiradentes é uma cidade lindíssima e completamente preservada, congelada no tempo, mas bastante dinâmica pela quantidade de turistas que circula por lá. Fizemos diversos passeios de bicicleta pela região, saindo e voltando a Tiradentes, passando por trechos da Estrada Real. Comemos muito bem por lá, em especial no Restaurante Sabor Rural e no Confidências Mineiras.

Depois de alguns dias em Tiradentes, seguimos para Ouro Preto. A cidade é incrível, por suas imensas ladeiras, pelo belíssimo barroco das igrejas e por sua conservação. Pretendíamos pedalar em algumas trilhas saindo de Ouro Preto, mas as ladeiras são assustadoras e o tempo estava ficando nublado. Enfim, optamos por fazer todos os passeios a pé e conhecer detalhadamente a cidade. Ficamos no excelente Hotel Solar da Ópera, muito bom e bem localizado. Claro, também comemos muito bem por lá, em especial no Restaurante O Passo e no Chafariz.

Por fim, seguimos para o Aeroporto de Confins, no dia 11 de janeiro, onde entregamos o carro alugado e pegamos o avião de volta para Recife.

A seguir, os posts onde se pode encontrar mais informações e ver algumas fotos da viagem: