Três dias, três trajetos


Há três dias que ficamos em bons campings mas com wi-fi precário, portanto era difícil postar algo.

Depois de um dia de passeios em Lyon, partimos para o norte acompanhando, desta vez, o rio Saône, ou seja, deixamos de acompanhar o rio Rhône e a Via Rhôna, e passamos a acompanhar o Saône.

O trajeto de 66 km de Lyon até a cidade Thoissey, pela margem do Saône, é muito bom e com belas paisagens. Pelo que vimos, o Saône é o rio dos cisnes. Há muitos pelo rio e em grupos grandes de 20 e 40 aves.

Nós optamos por ficar no camping de Thoissey porque uma etapa do Tour de France - no dia seguinte - iria passar por lá.

No dia seguinte, fomos para a praça principal de Thoissey, junto com a população local. Primeiro passa a caravana dos patrocinadores, com carros decorados e distribuindo brindes. Bem depois vem a "fuga", ou seja os ciclistas que estão alguns minutos à frente do pelotão, e depois vem o pelotão principal, e depois os carros de apoio. Muito legal de se ver.


Depois da passagem do Tour, pedalamos pouco, uns 30 km, até a cidade de Mâcon.


E por fim, hoje, pedalamos 90 km por uma Via Verde (Voie Verte), que foi construída em cima de uma linha de trem desativada. Essa via verde liga Mâcon à cidade de Chalon-sur-Saône. A paisagem é belíssima, com vinhedos da Bourgogne. Passamos pela cidade de Cluny, onde almoçamos e vimos a imensa Abadia de Cluny (as partes que sobraram da abadia). Essa via também passa por dentro de um túnel longo e frio, o Tunnel de Bois Clair, um lugar impressionante e que dá um certo receio de passar. É muito frio e pinga água do teto em várias partes.

Enfim, chegamos à Chalon-sur-Saône, nos instalamos em um bom camping e jantamos na cidade.