De Avignon para Orange


Saímos de Avignon seguindo, em parte, a Via Rhôna, uma rota de cicloturismo que acompanha o rio Rhône. Saímos da rota para conhecer as cidades de Chateauneuf du Pape. Caderousse e Orange. Chateauneuf du Pape, além de ter sido aquilo que o nome diz, o castelo novo dos papas de Avignon, é hoje uma famosa região vinícola.
Nós saímos de Avignon e seguimos por um caminho não asfaltado na margem direita do Rhône, depois passamos para a margem esquerda, mesmo tipo de caminho e passamos junto às ruínas de uma torre de observação e controle do rio - construída pelos papas de Avignon. Atravessamos algumas plantações de uvas e chegamos, em subida, à Chateauneuf du Pape. Lá, almoçamos em um pequeno restaurante chamado "A mula do Papa". 
De lá, seguimos uma rota de cicloturismo asfaltada que passa entre as plantações de uvas e as vinícolas do vinho da região. Chegamos à cidade de Caderousse, que é cercada por uma muralha, entramos na cidade e percorremos o contorno da muralha. Estava acontecendo uma festa na cidade, a festa do melão. As barraquinhas de venda de comidas e de jogos tinham nomes que brincavam com os nomes do gibi de Asterix e Obelix. Todas as plaquinhas traziam nomes como Ferronierix, Le Melonix de Caderoussix e assim por diante. Uma cerveja e seguimos para Orange. Passamos pelo centro histórico e seguimos para o Camping Manon. Armamos a barraca, um banho de piscina, muito sol. Mas o tempo começou a mudar enquanto a gente se preparava para ir no centro. Pedalamos para o centro histórico, jantamos e íamos passear pela cidade. Mas a chuva chegou e voltamos para o camping. E à noite caiu uma grande tempestade, raios e trovões em quantidade. Foi bom para dormir com a chuva caindo. O dia amanheceu com tempo bom.