Praia e Fête de la Musique - um longo dia de solstício de verão

Sábado. De manhã, um pedal leve até a praia em Palavas - ida e volta, 30 km - e à noite passeamos por Montpellier, vendo as inúmeras apresentações de música pelas ruas. O centro histórico de Montpellier tinha música em quase todas as ruas. Por fim, tivemos a sorte de encontrar La Batucanfare, um grupo de músicos brasileiros e franceses que mistura batucada e fanfarra, e toca frevo, marchinhas de carnaval e canções francesas.

Depois da praia, na hora do almoço, um séquito de casamento árabe passou pelas ruas de Palavas.

A paella de Elianezinha.

É até redundante apontar a qualidade das vias e pontes dedicadas a pedestres e ciclistas, como essa em Palavas.

Voltando para Montpellier pela ciclovia que cruza as lagoas da região.

Entre as lagoas, há muitas trilhas que servem para bicicletas e outros esportes.

Muitos ciclistas entre Palavas e Montpellier.

No trajeto, um descansinho em um brinquedo de crianças.

À noite - já são mais de sete horas da "noite" - saímos para acompanhar a Fête de la Musique. Encontramos essa batucada meio desafinada. Estavam de verde e amarelo, mas não havia brasileiros.

Um casal de cicloturistas chegando à Montpellier.

Na Place de la Comédie, onde estava o maior palco da festa, o povo transformou a fonte das Três Graças em fonte das Dez Graças de Montpellier.

O palco principal da festa. Aqui estava chatinho, saímos para ver as pequenas apresentações, o que foi muito melhor.

Havia apresentações em diversas ruas, na frente de bares, em praças e na frente das igrejas.

As ruas medievais cheias de gente.

Essa banda estava muito boa, na Place Petrarque.

Enfim, encontramos o melhor da noite, a banda La Batucanfare, que estava tocando na porta da Igreja de Nossa Senhora das Mesas (tem até essa!). A gente já estava lá há algum tempo, quando eles começaram a tocar Vassourinhas. Depois, ainda tocaram diversas músicas do carnaval brasileiro. E, ainda por cima, eles se acocoram em partes da música como faz a troça Segurucu de Olinda.

La Batucanfare, que estava tocando na porta da Igreja de Nossa Senhora das Mesas.

Depois de La Batucanfare, outra banda de metais ocupou a porta da Nossa Senhora das Mesas.

Nossa Senhora das Mesas virou das Garrafas.

E quando chegamos "em casa", a festa ainda rolava lá no térreo.