Sète - Montpellier - 50 km.


Quinta-feira, 3 de outubro. Pedal relativamente curto - 50 km - mas intenso. Começamos a pedalada em Sète, cuidadosa e lentamente para sair do tráfego dessas cidades maiores. Para evitar as rodovias, fizemos um trajeto que acompanhou um outro canal - o Canal Rhône - Sète - que liga Sète ao rio Rhône.

O dique do canal é totalmente pedalável e o canal atravessa uma zona de lagunas, muito bem preservadas, com intensa vida aquática e de aves. Eu não sei identificar aves, mas pelo menos gaivotas e flamingos eu distingo, e esses vimos incontáveis.

O dia estava nublado e com vento forte vindo do mar, mas a paisagem é - na minha opinião - belíssima. Um pouco de desolação e a amplitude de estar pedalando em uma estreita faixa de terra, com água em todas as direções. Apenas como uma observação curiosa, o Canal Rhône-Sète foi recentemente modernizado, com recursos da União Européia, os trabalhos duraram 16 meses e custaram 6 milhões de euros.

Pouco antes da cidade de Palavas-les-flots, saímos do dique para conhecer uma inacreditável catedral que é praticamente uma ilha em meio àquelas lagunas, a Catedral de Maguelone. Ela fica em um pequeno monte no meio das lagunas e há indícios de que havia um templo romano antiquíssimo por lá. Como igreja, há vestígios do século VIII, e a catedral atual é do século XIII. O local é belo e não é mais usado como igreja, apenas como lugar de apresentações de música - canto gregoriano, música clássica. A propriedade, hoje em dia, produz vinhos, e compramos uma garrafa - que já esvaziamos no final do dia.

Depois da visita a Maguelone, seguimos e logo chegamos em Palavas, onde almoçamos - quase no finalzinho da hora limite de atendimento. De bucho cheio, seguimos por ciclovias até Montpellier. No centro histórico - que é todo apenas para pedestres, bicicletas e bondes - chegamos ao local da nossa hospedagem.

 Ponte rodoviária e ferroviária levadiças em Sète.

 Iniciando o Canal Rhône-Sète.

 Canal Rhône-Sète.

 Trajeto pelo dique do Canal Rhône-Sète.

 Outros ciclistas no Canal Rhône-Sète.

 Entre lagunas no Canal Rhône-Sète.

 Canal Rhône-Sète.

 Canal Rhône-Sète.

 Canal Rhône-Sète.

 Canal Rhône-Sète.

 Canal Rhône-Sète.

 Laguna e flamingos.

 Catedral de Maguelone.

 Catedral de Maguelone.


 Hora do almoço.

 Hora do almoço.

 Passando por Palavas-les-flots.

 Em direção à Montpellier.

 Em Montpellier.

 Apartamento alugado em Montpellier.

Apartamento alugado em Montpellier.