Tonneins - Agen - 64 km

Segunda-feira, 23. Fizemos o percurso de 64 km entre Tonneins e Agen. Saímos de Tonneins após o café da manhã, céu azul, sol forte. Seguimos por estradas rurais por seis quilômetros - com muitas macieiras carregadas - até voltar ao Canal de Garonne. Então, seguimos pela ciclovia do Canal, cercada de plátanos e recheada de pontes, eclusas e barcos. Muitos esquilos e pássaros na vizinhança do canal. Logo chegamos a mais uma cidade bastide, Damazan, localizada junto ao canal. Subimos as ladeiras da bastide para conhecê-la de perto. As bastides, cidades fortificadas, apresentam uma configuração semelhante: muralhas ao redor, portas, uma ou mais igrejas góticas, um mercado central com arcadas e casas com arcadas em volta do mercado central. Temos visto também muitas casas em enxaimel dentro das bastides. Damazan é muito bonita, vale a pena visitá-la. Descemos de volta ao canal e seguimos. O Canal de Garonne tem vários portos para os barcos que estão fazendo o trajeto. São lugares em que o canal se alarga e onde há sempre algum tipo de estrutura, água, banheiros e restaurante. Quando chegamos ao porto de Buzet-sur-Baise, mais de meio-dia, vimos um restaurante pequeno e agradável chamado Au Bord de l'Eau (na beira da água). Paramos para almoçar. Já estava lá um outro casal de cicloturistas. Cruzamos com muitos cicloturistas pelo canal, tanto solitários quanto em duplas. Pedimos o menu do dia, escrito a giz. Uma salada, um filé de linguado e um vinho da região de Buzet. este pequeno restaurante tem mesas ao ar livre na beira do canal, onde a sombra é criada por videiras - qua estavam carregadas de uvas doces. Depois do almoço, voltamos a seguir a ciclovia do canal. Logo adiante - e com o sol cada vez mais forte - saímos do canal para conhecer uma outra cidade bastide, Vianne, que fica a cinco quilômetros de distância. Visitamos a cidade que tem um planta quadrada com quatro portas bem conservadas, parte das muralhas e algumas torres. Voltamos ao canal. Nessa tarde, passamos por um trecho do canal que não tem os plátanos. Neste trecho, sem a proteção dessas árvores, enfrentamos um forte vento contra por alguns quilômetros. Adiante, os plátanos reaparecem e o vento desaparece. Chegamos a uma bastide bem pequena, e pertinho do canal, Serignac-sur-Garonne. Entramos, circulamos e voltamos ao canal. Depois de mais alguns quilômetros, nos aproximamos de nosso destino do dia, a cidade de Agen. Em Agen, o Canal de Garonne passa por cima do Rio Garonne - a uma enorme altura - por meio de uma ponte-canal. Há outras pontes-canal no percurso e essa é uma das maiores. É uma obra de engenharia impressionante pois além de o canal passar por cima do rio, ele passa por cima de uma grande rodovia. Eu imaginei um motorista vindo pela rodovia e vendo um barco navegando por cima da estrada, na ponte-canal. Logo depois de entrarmos em Agen pela ponte-canal, saímos do canal e entramos no centro histórico da cidade onde fica o nosso hotel. Banho, lavamos roupa, saímos para jantar e ver a cidade.

Estradas rurais saindo de Tonneins.

De volta ao Canal de Garonne.

As muralhas da bastide Damazan.

Pedalando nas arcadas de Damazan.

Casa enxaimel em Damazan.

Hora do almoço em pequeno restaurante no porto fluvial de Buzet-sur-Baise.

Salada de verão, no outono.

A videira que faz a sombrinha do restaurante.

Uma ponte-canal logo após a cidade de Buzet-sur-Baise. O canal passa por cima do rio.

Entrando na cidade bastide de Serignac-sur-Garonne.

Entrando na cidade de Agen por uma das maiores pontes-canal.

A ponte-canal de Agen passa por cima de rodovias e do rio Garonne.