Moissac - Toulouse - 74 km.


Quarta-feira, 25. Hoje, 74 km. Amanhã é dia de descanso da equipe, usaremos apenas para conhecer Toulouse e na sexta-feira iniciamos o outro canal, o Canal du Midi. Hoje, a previsão era pedalar 64 km, mas com o entra e sai para conhecer cidades, fizemos 74 km "sem querer". Como escurece tarde nesse começo de outono, não ficamos preocupados com o anoitecer, dá para chegar sempre com dia claro, sol forte.

Saímos de Moissac pelo trajeto do Caminho de Santiago de Compostela, passando pela Abadia de St. Pierre, e vimos diversos caminhantes com suas mochilas e cajados no começo do dia. Retornamos ao Canal de Garonne. O dia amanheceu azul e um pouco mais frio que ontem, mas uma temperatura bastante agradável para pedalar. Logo chegamos a Castelsarrasin e entramos na cidade para conhecer a igreja principal, Église Saint-Sauveur. Demos umas voltas pela cidade, passamos pela praça principal onde fica a prefeitura.

Voltamos ao canal e por volta do meio-dia chegamos à cidade de Montech. Entramos para conhecer, circulamos pelas ruas medievais, e junto da prefeitura encontramos um pequeno restaurante com um interessante menu do dia (entrada + prato principal + sobremesa). A gente havia pensado em comer apenas uma salada, mas o menu do dia estava tão atraente que cedemos. Sentamos e fizemos os pedidos e logo o restaurante começou a encher com gente da cidade. Almoçamos e voltamos ao canal. 

Depois do meio-dia, aqui nesse outono, o sol está esquentando bastante - mas há um vento contra mais frio e constante. Então, de Montech em diante foi sempre muito sol e muito vento. Muitas pontes, eclusas, alguns moinhos que usam a água do canal. Entramos apenas em uma cidadezinha, Saint Jory, para comprar água.

Estávamos chegando ao fim do Canal de Garonne, entrando na cidade de Toulouse. 

Em qualquer das minhas cicloviagens, seja Vale Europeu, Caminho dos Diamantes e outras, é curioso notar que a gente vai ficando mais acostumado com cidades pequenas, onde se chega e se encontra logo a praça principal, a igreja, o comércio. E quando a gente volta a entrar em uma cidade grande, fica achando tudo estranho. Foi assim, hoje. Viemos de belas cidadezinhas calmas e de repente entramos em Toulouse que nos pareceu enorme e agitada demais. 

De qualquer modo, comparando Bordeaux e Toulouse, Bordeaux parece muito mais amigável, pedalável,mais bela e mais limpa.

Entramos em Toulouse pelo Canal de Garonne, passamos pelo ponto onde ele se encontra com o Canal du Midi e logo encontramos nosso hotel. Banho, lavar roupas e sair para jantar. Amanhã, descanso, e sexta iniciamos o Canal du Midi.

 Saindo de Moissac pelo Caminho de Santiago.

 A ponte-canal que passa sobre o rio Tarn.

 A Igreja de Saint-Sauveur em Castelsarrasin.

 Canal de Garonne, sol forte, outono.

 Início do outono.

 Prefeitura de Montech e pequeno restaurante.

 Hora do almoço - dá um sono depois!

 Entrada.

 Entrada.

 Prato principal.

 Prato principal.

 A sobremesa foi a mesma para os dois.

 Sol forte e quente, igreja de Montech, Notre-Dame de la Visitation.

 Uma pontezinha de madeira para pedestres e ciclistas cruzarem o Canal.

 Casa do Canal de Garonne.

 Mais uma ponte-canal.

 Graffiti nas imediações de Toulouse.

Enfim, chegamos a Toulouse.