BikePE


Recife é uma cidade selvagem. Os motoristas são analfabetos, sem educação e selvagens. A cidade tem ZERO quilômetros de ciclovias. Sim, eu reafirmo: ZERO quilômetros de ciclovias. A tal da ciclovia da praia de Boa Viagem foi assustadoramente mal-projetada e nem merece o nome de ciclovia. Imagine uma ciclovia onde as bicicletas mudam de direção repentinamente a 45 graus. Absurdo. Quem terá sido o ignorante que projetou uma merda daquelas?

Agora, assistimos a implantação do BikePE, sistema de compartilhamento de bicicletas, patrocinado pelo Banco Itaú. Há até um site em pleno funcionamento, mostrando inclusive as POUCAS estações em funcionamento e as estações a ser implantadas.

Sim, é uma boa iniciativa. Porém, é extremamente preocupante também. Nós que pedalamos constantemente pela cidade - geralmente em grupos - sabemos que esta cidade selvagem do Recife é perigosa para os ciclistas. Então, como os novos e antigos ciclistas - futuros usuários do sistema - poderão se deslocar no meio da barbárie? Buracos, motoristas de ônibus analfabetos e raivosos, motoristas de táxi raivosos e analfabetos, motoristas de veículos privados analfabetos, selvagens e raivosos, esgoto acumulado em imensas poças pelas ruas. Qual a segurança que esses novos ciclistas terão? Resposta: ZERO de segurança.

Provavelmente - e não é um desejo, em absoluto - e muito provavelmente, nas condições atuais da barbárie recifense e pernambucana, teremos ciclistas atropelados por ônibus, táxis ou automóveis privados, e bicicletas laranjas com a marca do Itaú esmagadas.



(Recife is a wild city. If you are a tourist and you plan come to Recife, I advise you: do not come to Recife. Choose a civilized place.

Now, it is  been installed a bike share system here. It is a welcome initiative. But, it is a concern initiative too. The city is barbarian, the drivers are angry and wild, the roads are full of potholes and there are not bike paths. Therefore, imho, many accidents will happen, unfortunately.)