Pedal de Jindrichuv Hradec até Ceske Budejovice: 65 km


De Jindrichuv Hradec até Ceske Budejovice: 65 km

Grande pedal hoje. Dia perfeito. Eita, não foi perfeito, choveu nos km finais. Então, dia quase perfeito. O dia começou sem nenhuma chuva, friozinho e muito bom para pedalar.

Depois de carregadas as bagagens, saímos pedalando pela Namesty Mirú, a praça de Jindrichuv Hradec e logo paramos pois estava começando um encontro de carros antigos e algumas motos. Os carros estavam vindo em procissão e se posicionando na praça.

Paramos para ver e fotografar e um grupo de ciclistas que estava chegando da trilha de sábado - sujos de lama - também estava por ali olhando.

Este foi só o primeiro grupo de mais um monte que encontramos hoje pelas estradas e trilhas, além de muitos casais e famílias pedalando. Muito bacana.

Depois dos carros antigos, saímos da cidade e seguimos por estradas regionais absolutamente tranquilas, sempre cruzando com muitos ciclistas - e cumprimentando em tcheco com Ahoji ou Dobry den.

Ainda não muito longe da cidade, uma mamãe corça veio pulando dos matos e atravessou a estrada, o filhotinho Bambi veio atrás, entrou no mato e ficou meio perdido pois mamãe deu uns saltos enormes, talvez com medo da gente. O filhotinho ficou perto de nós, emitido sons na língua dele. Saímos logo para que mamãe pudesse voltar e encontrar o filhote.

Passamos a cidade Hatín e entramos na região de Trebonsko. Esta é uma região de muitos lagos e florestas e é uma Região de Paisagem Natural Protegida, uma reserva nacional, me parece.

Depois da cidade de Novosedly nad Nezarkou, entramos por uma via somente de bicicletas e pedestres. Esta rota entra por florestas e lagos da região de Trebonsko. Logo encontramos uma mulher, sua filha e dois cães passeando. Cumprimentamos em tcheco e ela perguntou - em tcheco - se éramos turistas. Respondemos em inglês que éramos do Brasil. Nos despedimos e ela mandou a filha nos dar Cau, a forma tcheca de se despedir, muito semelhante ao Ciao italiano e à nossa forma também.

Nessa rota encontramos muitos ciclistas e caminhantes. A rota tem piso variando entre asfalto e terra.

Por fim, chegamos à cidade de Trébon, que é o centro da região de Trebonsko, obviamente. Lá que íamos almoçar. A cidade é famosa por ser também um centro de criação de carpas há centenas de anos. Diz que quase todas as carpas vendidas na Rep Tcheca vem dos lagos da região.

Quando entramos na cidade antiga (com sua bela praça principal e obviamente mais um chateau) havia vários grupos de pedalar. Uns que já haviam chegado e estavam nos restaurantes da praça, e outros chegando o tempo todo.

No Bar do Tonhão de Trébon, onde queríamos comer, estava cheio de bicicletas encostadas e cheio de ciclistas também. Não Havia mesa disponível. No outro lado, fomos para o Bar do Neno da praça. Pedimos o obrigatório, a comida da região: carpas. A minha com bacon e alho e a de Bagaceira Gonçalves, o famoso prato de carpas fritas. Tudo delicioso (e barato - o país tem preços muito mais baixos que outros países da Europa Ocidental).

Depois do armosso, pedalamos por Trébon, uma cidade muito bonita, uma das mais bonitas que vimos até agora (e pouco falada). então, começamos a deixar a cidade, contornando o grande lago Svét.

Pegamos uma trilha que segue a margem do lago e depois entra na floresta. Depois de alguns km, saímos na estrada regional asfaltada que leva até Ceske Budejovice, onde estamos. Ceske Budejovice é a cidade onde foi criada a cerveja Budweiser (que os norte-americanos roubaram a marca). A verdadeira é aqui.

Depois que nos afastamos de Trébon, começou uma chuva fininha. Mas nos 10 km finais, a chuva ficou mais grossa. Enfim, chegamos com frio em Ceske Budejovice, mas muito contentes com o pedal de hoje. Muitas fotos deste dia estão no Flickr, clique aqui.