5º dia - Cicloviagem Serra do Cipó & Caminho dos Diamantes

Trajeto do quinto dia.

Altimetria do quinto dia.

Quinto dia: de Serro até Santo Antonio do Norte (Tapera) - 54 km.

O dia começou com uma pedalada leve pela cidade do Serro, para ver as belas igrejas e comprar água e querosene (este para limpeza das trações). Limpamos e lubrificamos as trações das bicicletas e saímos na direção de Alvorada de Minas. Este trecho é de asfalto, seguro e sem problemas. Em Alvorada, fizemos um lanche rápido, fotografamos as igrejinhas e seguimos para Itapanhoacanga, por estradas de terra. 

Apesar de ser uma estrada com boas paisagens e fazer parte do Caminho dos Diamantes, a localidade de Itapanhoacanga não vale uma visita, inclusive com a única igreja antiga do lugar caindo aos pedaços, sustentada por escoras de madeira.

Não havia lugar para almoçar, então fizemos outro lanche e seguimos para Santo Antonio do Norte, também conhecido como Tapera, por estrada de terra.

Este trecho é muito difícil. São subidas imensas, com muitas pedrinhas, o que não dá tração nos pneus. São cerca de 11 km somente subindo, muitos deles empurrando a bicicleta com bagagem pois não condição nem força para subir no pedal. A paisagem dessa serra é bela, mas não sei se vale a pena o  tremendo esforço físico. Chegando enfim ao topo da serra, começa uma descida de cerca de 3 km até a localidade de  Santo Antonio do Norte (Tapera). Este trecho de descida é pelo meio de uma mata, muito bonito. 

Em Tapera, logo encontramos quarto na Pousada Tapera Real. Lavamos as bicicletas e as roupas, jantamos na própria pousada, muito bem recebidos pelo dono, Fabiano, conhecido como Bolão.

Todas as fotos deste dia estão no Flickr.


Trajeto Serro - Itapanhoacanga - Santo Antonio do Norte (Tapera).
Distância pedalada: 54 km
Velocidade média: 8 km/h
Vel. máxima: 67 km/h
Nível: muito difícil (4/5)

Altitude máxima: 1.078 m
Altitude inicial: 784 m
Altitude final: 700 m
Horário de saída: 9:30h
Horário de parada: 17:00h
Hospedagem: Pousada Tapera Real fone 31-3868-5023

 Pedalando no Serro.

 Vista do Serro.

 Igrejinha em Alvorada de Minas.

Capela em Alvorada de Minas. 

 Na estrada.

  Na estrada.

  Na estrada.

 Empurrando para subir...

  Na estrada.

Formações rochosas no topo da estrada para Tapera.