4º dia - Cicloviagem Serra do Cipó & Caminho dos Diamantes

Trajeto do quarto dia.

Altimetria do quarto dia.

Quarto dia de viagem: de Congonhas do Norte até Serro - 88 km.

Logo de manhã, lavamos e lubrificamos as bicicletas na frente do Hotel Xodó, no qual pernoitamos. No dia anterior, estávamos muito cansados para realizar essa tarefa diária.

A partir de Congonhas do Norte, poderíamos ter ido para Diamantina, nosso pensamento inicial. Mas devido ao carnaval na cidade que diziam ser muito movimentado, preferimos nos dirigir diretamente para a cidade de Serro, desviando da agitação carnavalesca.

Bikes arrumadas, café da manhã, fotos na principal igreja de Congonhas do Norte e saímos. Pedalamos inicialmente por uma bela estrada de terra. Tivemos um pneu furado na bicicleta de Macelo e paramos para trocar a câmara. Na localidade de Costa Sena, encontramos uma bela igrejinha, fotografamos, e paramos para fazer um lanche e abastecer de água. Eu havia traçado esse trajeto na noite anterior usando os mapas do Tracksource. Mas depois de Costa Sena, o Tracksource indicava um caminho inexistente (ou que não conseguimos encontrar. Voltamos e seguimos por um outro caminho indicado no gps e existente no mundo real. 

Essa estrada contorna e cruza um enorme morro. No meio desse caminho, encontramos um belo rio de águas limpas e uma comunidade de poucas ruas e casas. Macelo perguntou a algumas pessoas onde haveria um lugar para almoçar, disseram que por ali não havia. Paramos um pouco adiante, na rua, para corrigir algo nas bagagens, então veio um menino e disse que a mãe dele estava nos chamando para almoçar na casa dela. Aceitamos, fomos para a casa da Eliana e almoçamos lá. Panelas sobre um fogão à lenha, nos servimos e comemos conversando com Eliana e sua família.

Saímos de lá e pegamos uma enorme subida que parecia não acabar. Depois do subidão, a estrada voltou à normalidade de subidas e descidas razoáveis. 

Como previsto, desembocamos na rodovia que liga Presidente Kubitschek a Serro. Nesse ponto, seguiríamos para o Serro. Mas a minha bicicleta estava com vários raios quebrados novamente. Descemos, e é realmente uma enorme descida, até a cidade de Kubitschek. Encontramos uma loja e oficina de bicicletas. Em vez de trocar os raios quebrados, decidimos trocar a roda pois a minha roda e seus raios não estavam adequados ao nível de dificuldade daquelas estradas. Colocamos uma roda mais robusta com raios mais grossos.

Abastecemos de água e subimos tudo que havíamos descido. Seguimos para o Serro por estrada asfaltada que, em geral, é mais chato de fazer do que as belas estradas de terra. Chegamos ao serro depois das seis e meia da noite e conseguimos um quarto na Pousada do Queijo. Depois do banho, saímos para comer nas ruas belas, antigas e históricas do Serro. Rolava um carnavalzinho em uma das ruas, mas ficamos longe da barulheira. Depois do jantar, sono profundo.

Todas as fotos do quarto dia estão no Flickr.

Trajeto Congonhas do Norte - Presidente Kubitschek - Serro
Distância pedalada: 88 km
Velocidade média: 11 km/h
Vel. máxima: 60 km/h
Nível: moderado (2/5)

Altitude máxima: 1.279 m
Altitude inicial: 1.031 m
Altitude final: 784 m
Horário de saída: 8:30h
Horário de parada: 18:30h
Hospedagem: Pousada do Queijo

Igreja em Congonhas do Norte.

Na estrada.

Na estrada.