3º dia - Cicloviagem Serra do Cipó & Caminho dos Diamantes

Trajeto do terceiro dia, cruzando a Serra do Cipó.

Altimetria do terceiro dia.

Terceiro dia de viagem: de Santana do Riacho até Congonhas do Norte - 63 km.

Ontem à noite, jantamos na própria Pousada Três Corações em Santana do Riacho e logo fomos dormir. Daniel Bretas decidiu não continuar pois o terreno é de muitas subidas. De manhã, após o café, Daniel foi para a praça da cidade pegar o ônibus para Belo Horizonte. 

Depois de lubrificar as bikes e abastecer de água, eu e Macelo começamos a longa subida da Serra do Cipó propriamente dita. 

De cara, enfrentamos 10 quilômetros de subida até a entrada de Lapinha da Serra. Por conta de dois raios quebrados (novamente) entramos para Lapinha, mas a gente pretendia passar direto. Lá conseguimos trocar os raios na oficina de Bruno. Depois da troca e abastecidos de água, seguimos para cruzar a Serra. A gente sabia que ia ser difícil mas não imaginou que é quase impossível. 

A travessia da Serra do Cipó é extremamente difícil de ser feita, especialmente com bagagens. A estrada é uma trilha de pedras impossível de pedalar em muitos trechos. Empurramos bastante as bikes. Mesmo depois de passar a parte mais alta e difícil da Serra, os caminhos ainda continuam difíceis. Levamos horas lá em cima, sem sinal de gente ou de casas. 

Muitas horas cansativas depois, avistamos os primeiros telhados do povoado de Extrema, lá embaixo. A paisagem é belíssima, com a Serra do Cipó à esquerda e a Serra do Intendente à direita, mas não recomendo a travessia para os cicloturistas.

Em Extrema, nos abastecemos de água, comemos biscoitos com refrigerantes. Daí em diante, foi fácil chegar a Congonhas do Norte por um belo caminho. Terminamos o pedal por volta das sete horas da noite e encontramos hospedagem no Hotel Xodó. Mais tarde, jantamos no próprio hotel.

Trajeto Santana do Riacho - Lapinha da Serra - Serra do Cipó - Congonhas do Norte
Distância pedalada: 63 km
Velocidade média: 8 km/h
Vel. máxima: 57 km/h
Nível: extremamente difícil (5/5)

Altitude máxima: 1.470 m
Altitude inicial: 757 m
Altitude final: 1.031 m
Horário de saída: 9h
Horário de parada: 19h
Hospedagem: Hotel Xodó


Atravessando a Serra do Cipó.

Cruzando o Rio de Pedras.

Imagem de satélite da imensa formação rochosa que atravessamos.