2º dia - Cicloviagem Serra do Cipó & Caminho dos Diamantes

Trajeto do segundo dia.

Altimetria do segundo dia.

Segundo dia da cicloviagem: De Jaboticatubas até Santana do Riacho - 62 km.

Hoje, dia 9, tomamos um bom café da manhã - com queijo minas - na Pousada Tonelli, fizemos fotos na frente da Igreja de Jaboticatubas, nos abastecemos de água na padaria e começamos efetivamente a pedalada às oito e meia da manhã. 

Saímos de Jabó, como apelidaram a cidade, por estradas de terra em direção à cidade de Cardeal Mota. É um trecho muito bonito com distância de 35 km. Há várias pontes sobre rios e riachos e muita vegetação de grande porte. Muito bom esse trecho. 

Desembocamos em rodovia asfaltada pouco antes de Cardeal Mota. Chegamos na hora certa, pois a roda traseira da bicicleta de Macelo havia acabado de torar o segundo raio. Existe uma ótima oficina de bicicletas em Cardeal Mota, a Casa dos Ciclistas. Enquanto consertavam a bicicleta, almoçamos em um restaurante do outro lado da rua. A cidade estava cheia de turistas que vem conhecer a Serra do Cipó.

Saímos de Cardeal Mota e logo pegamos estradas de terra em direção ao objetivo do dia, a cidade de Santana do Riacho. A gente sabia que haveria uma grande ponte de ferro para atravessar um dos rios da região. Assim que chegamos na ponte, uma surpresa: a ponte enorme havia sido arrastada e torcida pela força do rio, três dias atrás. Uma tromba dágua. Naquele momento, o rio estava calmo, em seu nível normal. Uma das pessoas da região disse que daria para atravessar o rio em uma parte perto, rio acima, onde o leito era de pedras e raso. 

Chegamos na margem do rio com alguma dificuldade, mas achamos a parte com leito de pedra. Atravessamos as bicicletas e subimos para o alto onde fica a estrada. Voltamos ao trajeto normal. A estrada também é muito bonita e acompanha de perto a Serra do Cipó, com algumas vistas belíssimas daquele maciço rochoso. Impressionante. As subidas são grandes. Em alguns trechos, parece que estamos sendo cercados pelas montanhas. Encontramos um córrego com uma ponte em construção. Com um pouco de dificuldade, conseguimos atravessar pela ponte incompleta.

Quando já avistávamos a cidade de Santana do Riacho, faltando algo como cinco quilômetros, Daniel - que estava um pouco atrás, uns quinhentos metros atrás, errou o caminho e saiu da estrada principal, mais larga. Esperamos por ele muito tempo sem saber o que havia acontecido. Macelo voltou para procurá-lo e nada. Usamos os apitos e nenhuma resposta. Ainda era dia claro, quase seis horas da tarde aqui em Minas, mas logo ia começar a escurecer. Decidimos ir para a cidade e encontrar um carro para voltar procurando por ele. 

Macelo logo conseguiu uma picape e ia com o motorista solidário procurar Daniel. Eu iria ficar na entrada da cidade esperando. Quando ia descendo para a entrada, encontramos Daniel subindo. O caminho que ele havia pego por engano não tinha saída e ele voltou todo o trajeto errado, algo em torno de 3 km.

Enfim, encontramos um quarto na Pousada Três Corações aqui em Santana do Riacho.

Trajeto Jaboticatubas - Santana do Riacho
Distância pedalada: 62 km
Velocidade média: 10 km/h
Vel. máxima: 60 km/h
Nível: moderado (2/5)

Altitude máxima: 926 m
Altitude inicial: 729 m
Altitude final: 757 m
Hora de saída: 8:30h
Hora de chegada: 18:00h

Bela igreja com estrutura de madeira em Jaboticatubas.

Primeiras visões da Serra do Cipó, ao longe.

A impressionante destruição da ponte pela força das águas do rio.

Atravessando o rio na tora.

A outra margem da destruição.

Belas paisagens da Serra do Cipó.