Igreja Nossa Senhora do Rosário - Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil


Uma das mais belas igrejas de Ouro Preto é a de Nossa Senhora do Rosário. Eu já queria vê-la antes de chegar lá pois lembrava longinquamente das aulas no curso de arquitetura. Lembrava que era uma igreja impressionante, diferente, curiosa, para dizer o mínimo.

Pois, enfim, ao vivo e no local, é belíssima e impactante. A fachada é arredondada como se as torres sineiras tivessem sido puxadas, forçadas para trás. O frontão é enorme e parece alcançar a mesma altura das torres. Incomum. Mesmo por fora se percebe que sua planta é diferente do tradicional. Percebemos logo a sequência de curvas.

Por fim, quando se entra na igreja, vemos claramente o desenho de elipse da planta, tanto na curvatura das paredes quanto no teto elíptico. Costuma-se dizer que o interior da igreja é simples. Discordo. O interior da igreja não tem os folheados de ouro de outras tantas, mas é um belíssimo interior. A igreja é branca com fortes detalhes de cor. Há seis altares laterais, quatro deles ocupados por santos negros (Elesbão, Efigênia, Benedito e Antônio da Núbia).

A planta em elipse é rara na arquitetura de igrejas. Quando entrei nesta igreja, lembrei logo da Igreja de San Carlo alle Quatro Fontane, projeto de Francesco Borromini, que fica em Roma. Entretanto, a nossa do Rosário me parece mais bonita, mais elegante.

Planta da Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Ouro Preto.

Planta da San Carlo alle Quatro Fontane - Roma.

Interior da Igreja do Rosário.