Rio de Janeiro 5: pedal de 42 km

Rio de Janeiro. Um bom passeio de bicicleta. Saímos de Copacabana, passamos por Botafogo, entramos para a Praia Vermelha. Prendemos as bicis em um bicicletário - mal projetado, no sol e apenas ferros na vertical - e caminhamos pela trilha Cláudio Coutinho, que acompanha o morro da Urca e do Pão de Açúcar. Depois, pedalamos pelas ruas da Urca, um bairro muito legal. Chopp no Boteco Belmonte, desde 1952.

Seguimos pelo Aterro do Flamengo e fomos ver os aviões decolando no Aeroporto Santos Dumont. É impressionante passar ali na cabeceira da pista de um aeroporto. Seguimos pelo aeroporto até a Praça XV, onde o Rio nasceu. Entretanto, a praça foi assassinada por um elevado, claro.

Depois, o Rio Antigo. Alfândega, Candelária, Igrejas, Rua do Ouvidor, Teatro Municipal, Praça Paris, Outeiro da Glória, Arcos da Lapa. Voltamos pelo Flamengo, depois pegamos o aterro e a volta normal para Copacabana pela ciclovia. Distância total de 42 km. A melhor forma de conhecer uma cidade: bicicleta.

Igreja de NS do Brasil, Urca.