Santa Catarina - terceiro dia

Trajeto do terceiro dia de ciclovioagem.

Santa Catarina. Terceiro dia da cicloviagem. Hoje, saímos de Luís Alves para Pomerode. Após aprontar bagagens, lavar bicicletas e lubrificar as correntes, saímos de Luís Alves às 9:45h. A estrada em direção a Pomerode é muito bonita, ainda mais que o trajeto de ontem. O trajeto acompanhava alguns rios e riachos da região. Pegamos dois morros imensos no caminho, com altitude máxima de 450m aproximadamente. Algumas descidas imensas também. A vegetação é densa e alta com pinheiros, araucárias, samambaias e orquídeas. O dia estava frio mas sem problemas para pedalar e sem precisar de casacos. Usamos apenas nossas camisas do Pedal Clube. Em certo trecho, pegamos uma chuvinha leve, uma garoa e vimos neblina no topo de alguns morros. Por fim, chegamos à Pomerode às 15h, com 44 km pedalados.

O destaque dos trajetos aqui são as casas de arquitetura européia (italiana e alemã). Muitas belas casas feitas de madeira e muitas belas casas feitas em enxaimel. 

Atenção: em todas as estradas rurais daqui, temos encontrado um monte de cachorros nervosinhos que vêm correndo e latindo atrás das bicicletas. Até agora, eles apenas correm um tempo latindo e nos deixam seguir. Hoje passamos por um cão enorme, um boxer, que estava no meio da estrada. Este não latiu, somente ficou olhando para a gente e tivemos que passar bem perto dele.

Uma coisa bastante diferente de pedalar pelo Nordeste é que aqui não encontramos nenhuma vendinha pelo caminho. Nada, nada. Nenhum lugar para comprar um bolo de bacia, um refrigerante ou um biscoito. Só conseguimos comer ao chegar no destino.

Perfil altimétrico do trajeto de hoje, mostrando as duas subidas imensas.

Nosso quarto em Luís Alves.

Pequenas cachoeiras ao longo do trajeto.

Casa em enxaimel.

Outra das muitas casas em enxaimel.

Eliane depois de uma das longuíssimas descidas.

Atrás de nós, a primeira placa e seta de indicação do Vale Europeu.

Uma das muitas casas de madeira da região.

Ponte pênsil apenas para pedestres e ciclistas em Pomerode-SC.