A grande questão sobre aro 20

As pessoas sempre perguntam aos felizes proprietários de bicicletas de aro 20 se eles não giram demais quando pedalam, por conta das rodinhas, e se as bicicletinhas conseguem acompanhar as grandalhonas. O texto abaixo, que adaptei deste aqui, responde a essa questão. Entretanto, penso que não basta aos incréus a resposta escrita, haveria que pedalar uns trinta ou quarenta quilômetros com as bicicletas aro 20 para poder compreender como elas se comportam. Segue o texto adaptado.

A maior dúvida que se ouve sobre bicicletas dobráveis é: “Se as rodas são menores que em uma bicicleta normal, isso significa que a dobrável vai ser mais lenta ou que o ciclista tem que pedalar mais rapidamente para conseguir acompanhar uma bicicleta normal?”.

A resposta é que as bicicletas dobráveis são capazes de se mover tão rápido quanto qualquer outra bicicleta dita “normal”.

O segredo está na transmissão. Uma única pedalada em uma bici de aro 20 cobrirá a mesma quantidade de terreno que uma pedalada em uma bici aro 26, 700 ou 29. Apenas as rodas pequenas vão girar mais que as rodas grandes. Portanto, uma bicicleta aro 26 girando com coroa de 52 dentes e catraca de 11 dentes vai percorrer a mesma quantidade de terreno que uma bicicletas aro 20 girando com a mesma coroa e catraca. As rodas da aro 20 é irão efetuar mais giros e não os pés do ciclista.

Daí, temos algumas das vantagens das bici aro 20:

- bicicletas com rodas pequenas sobem melhor devido ao menor diâmetro que precisa ser rotacionado;
- bicicletas com rodas pequenas aceleram mais rápido pela mesma razão;
- bicicletas com rodas pequenas respondem mais rapidamente aos comandos de direção (isso faz com que, inicialmente, o ciclista desacostumado a perceba como uma bicicleta “nervosa” ou “arisca”);
- bicicletas com rodas pequenas apresentam uma área menor e, portanto, têm menor resistência ao vento de frente;

Testes têm mostrado que para uma velocidade de até 26 km/h, as bici de roda pequena são mais eficientes que as de tamanho normal. Entre 26 e 53 km/h, há pouca diferença entre elas. Somente com mais de 53 km/h é que as bicicletas normais são mais eficientes que as de roda pequena.

Na minha experiência recente com bicicletas de aro 20, percebi que elas mantêm uma velocidade “de cruzeiro” em grupo (de 30 a 40 km/h) com facilidade e que há sobra, ou seja, eu ainda poderia pedalar mais rápido. Percebi também que mesmo com vento contrário, a postura elevada não prejudica o desempenho, provavelmente devido à área total menor de bicicleta e ciclista juntos.