Binário com ciclofaixa


Na imagem acima, o novo binário estabelecido pela Prefeitura do Recife a ser implantado a partir do próximo sábado. Em azul, o fluxo atual, em vermelho a nova circulação e o amarelo tracejado representa a futura ciclofaixa.

Abaixo, a notícia como está no site da Prefeitura:

PCR cria binário na Estrada do Arraial com a Estrada do Encanamento
Mudança no tráfego propiciará criação de ciclofaixas com um total aproximado de 4,3km para o deslocamento de ciclistas

A Prefeitura do Recife implanta, no próximo sábado (28), mais uma ação para melhorar os padrões de mobilidade urbana da cidade. A intervenção, que irá garantir maior fluidez na circulação de veículos que transitam pelos bairros de Casa Forte, Casa Amarela, Tamarineira e Monteiro, consiste na criação de um binário entre a Estrada do Encanamento e a Estrada do Arraial. Ambas as vias irão se tornar sentido único de circulação, e com isso, complementar o binário já existente entre as avenidas Conselheiro Rosa e Silva e Rui Barbosa.

Na intervenção, a Estrada do Arraial terá fluxo de circulação no sentido cidade/subúrbio. Já a Estrada do Encanamento será no sentido subúrbio/cidade, com exceção no trecho após a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que permanece mão dupla para garantir a mobilidade na localidade. O projeto irá contemplar ainda a manutenção da sinalização horizontal e vertical das vias transversais. Com a mudança, haverá a otimização dos fluxos de veículos das duas vias, ganhando maior capacidade para comportar veículos e diminuindo os conflitos com a retirada da mão dupla, além de uma melhor sincronização da rede semafórica.

Após a implantação do binário a expectativa é que os condutores utilizem mais essas duas vias, distribuindo assim o tráfego e melhorando também a circulação na Avenida 17 de Agosto. Outra mudança importante com o projeto será a eliminação do giro à esquerda na área. Deixará de existir o giro da Estrada das Ubaias para a Estrada do Encanamento. Haverá ainda mudanças de sentido de vias transversais como a Rua Sebastião Alves, que será sentido único da Rua Padre Roma para Estrada do Arraial; a Rua Gomes Coutinho, que ficará mão única da Avenida Norte para Estrada do Arraial; e a Rua Engenheiro Oscar Ferreira, que será sentido única da Avenida 17 de Agosto para a Estrada do Arraial.

Por conta das mudanças de trânsito, algumas linhas de ônibus regulares e duas do transporte complementar municipal sofrerão mudanças nos seus itinerários. As alterações foram debatidas durante reuniões envolvendo técnicos da CTTU e do Grande Recife Consórcio de Transportes.

Ciclofaixas – Além da transformação em binário, a Estrada do Arraial e a Estrada do Encanamento irão ganhar ciclofaixas unilaterais e monodirecionais no mesmo sentido das vias e que irão se interligar, garantindo a integração do modal bicicleta para a população da área. Cada ciclofaixa terá 1,70m de largura e um total aproximado de 4,3km. As ciclofaixas tanto servirão aos trabalhadores quanto para o lazer das pessoas, pois irão ligar espaços importantes de descanso e esporte como o Sítio Trindade e os parques da Jaqueira e Santana.

A ligação entre as duas ciclofaixas será feita por três vias, a Rua Sebastião Alves (Parnamirim), a Rua Padre Roma e a Estrada das Ubaias (Casa Forte). A segregação do percurso do restante das vias será feito por tachões, menos na entrada e saída de veículos e nos cruzamentos.

Campanha educativa – Para habituar melhor motoristas e pedestres sobre as mudanças, nesta segunda-feira (23) a CTTU iniciou uma campanha educativa para alertas os motoristas e pedestres. Equipes de arte-educadores estarão circulando por toda a área envolvida no projeto divulgando as mudanças que irão acontecer. Do dia 21 até o 27, serão 20 arte-educadores. Já do dia 28 até o dia 04 de agosto, haverá um reforço da ação, quando serão 32 profissionais atuando no trabalho educativo. A atividade será dividida em dois turnos, de 7h às 13h e de 13h às 19h.

Transporte Complementar – Por conta da modificação no tráfego da Zona Norte, duas linhas de transporte complementar que fazem circuitos interbairros, terão seus trajetos alterados, são elas: a linha 104 (Cassiterita/ Casa Amarela/ Jaqueira) e a linha 108 (Dois Unidos/ Torre). Cartazes serão afixados nos microônibus para orientar os passageiros.

Pelo novo percurso, no trajeto de ida, ambas as linhas irão circular agora pelas seguintes vias: Rua Ana Xavier; Rua Paula Batista; Estrada das Ubaias; Rua Dr. Germano Guimarães; Rua Irmã Lúcia; Estrada do Encanamento; Rua Ferreira Lopes; Rua Estrela; Rua Des. Goes Calvalcanti e Av. Parnamirim.

No trajeto de volta, apenas a linha 104 terá alteração. Ela deixará de passar pela Estrada do Encanamento, saindo agora da Rua Desembargador Goes Cavalcante e continuando pela Rua da Estrela e em seguida, entrando na Rua Ferreira Lopes para ter acesso a Estrada do Arraial. Com o novo trajeto o microônibus continuará pela Estrada do Arraial, na sequência pela Rua da Harmonia, seguindo pela R. Conselheiro. Nabuco, para chegar a Rua Paula Batista e depois retornando para a Estrada do Arraial.