A Monareta de Hamilton


Sábado de manhã e eu estava pedalando suavemente urbanamente entre os bairros da Torre, Tamarineira, Casa Amarela com a bicicleta de Eliane, a Specialized Expedition, que é uma bicicleta confortável, urbana. Passei por uma rua de Casa Amarela em que havia alguma tubulação da famigerada Compesa estourada e desperdiçando água limpa. Na volta, passei na mesma rua e vi essa Monark Monareta da foto, e eu sou fã de Monaretas e Berlinetas. Voltei e encontrei o Hamilton lavando sua bicicleta na água da ineficiente Compesa. Conversamos, pedi para fotografar a bicicleta e até perguntei se ele a venderia para mim. Que nada. Diz ele que está, devagarzinho, restaurando a bicicleta. De qualquer forma, peguei o número de telefone dele e passei para ele o meu número, caso ele mude de idéia. Ele me disse onde mora e me disse, ainda, que todo mundo na área o conhece como Hamilton do Amendoim pois ele vende amendoim pelas ruas.
Do encontro com Hamilton e sua Monareta me ficou o pensamento de que mobilidade - essa bela palavra que anda na boca de tantos incapazes - é muito mais do que se diz. Mobilidade é quando não se está dentro da bosta de um automóvel e os encontros com as pessoas acontecem.