Cláudio Clarindo na RAAM

Os cinco mil quilômetros que esperam pelo Clarindo

Lá vai o Cláudio Clarindo! O desafio da vez, no dia 13 de junho, dessa super fera do ciclismo de longa distância são os 5 mil quilômetros que terá de pedalar na categoria individual da Race Across America (RAAM), o endurance mais difícil do mundo.

Diz o material da divulgação: "Ele pedalará ininterruptamente de Oceanside, na Califórnia até Annapolis, em Maryland, cortando os Estados Unidos da costa Oeste à Leste, passando por 12 estados e muitas adversidades. Desde o calor desértico no Arizona e Utah, com termômetros marcando até 49 graus, até montanhas com mais de 10 mil pés de altitude e temperatura negativa, literalmente no gelo".

Ciclista patrocinado por Usiminas, Specialized e Shimano, santista de 35 anos, ele vai participar pela quarta vez da RAAM.

- Esta temporada priorizei os treinamentos diários com mais de quatro horas de duração, realizando diferentes circuitos com características semelhantes as que vamos enfrentar na RAAM. Embarco muito bem preparado, estou otimista com a minha quarta participação - diz Clarindo.

Essa distância monstruosa tem que ser vencida em apenas nove dias. A melhor performance do brasileiro foi o sétimo lugar alcançado em dez dias e 22 horas.

- Este ano pretendo realizar a RAAM em nove dias e 22 horas. Poucos ciclistas conseguem este feito - afirma. - Aprendi muito nas outras provas que disputei, amadureci nas dificuldades e hoje consigo saboreá-las, transpondo cada uma no momento certo. Nesses três anos aprendi que o amor que sinto pelo esporte é incondicional. A RAAM não é uma competição qualquer, é um estilo de vida. Para vencê-la é preciso muita dedicação, disciplina, força física e mental - completa Clarindo.

A logística da prova

É complexa. Clarindo embarca para Nova York no na quarta-feira (6). Lá pega o motor home, que o acompanhará por todo o trajeto, e segue viagem para OceanSide, na Califórnia, local de largada da prova.

- A previsão é chegar com dois dias de antecedência e ajustar todos os detalhes até às 12 horas do dia 13 de junho. Como tenho três participações na RAAM, devo ser um dos últimos atletas a largar. Meu número de peito será o 331 e terei meu nome eternizado na edição 2012 com ele - revela o santista.

Experiência

Por competir pela quarta vez na desafiadora disputa, Clarindo acredita que a vivência será um forte aliado.

- Hoje possuo uma expertise muito maior. Sei o que comer e sei que na hora do desespero posso superar os limites. Nos novatos, este momento é crucial - destaca Clarindo, sabendo exatamente o que não pode fazer. - Não posso me afobar, nem se ansioso demais. Preciso ter muita calma e transpor as dificuldades ao seu momento. Na RAAM tudo acontece ao mesmo tempo e você tem de saber resolver cada um ao seu tempo - explica.

A maior dificuldade

Diz Clarindo:

- O sono, sem dúvida alguma, é um inimigo que com o passar do tempo vai aumentando e tornando muito difícil qualquer ação. Como sempre Colorado e West Virgínia são os estados de grandes montanhas, chegando a ter subidas com até 26 km. Nestes locais tenho de me desdobrar, sem contar o frio no Colorado, o calor no deserto e os ocasionais tornados.

A bicicleta

Diz Clarindo:

- Vou com duas bikes Specialized, que figuram como as melhores do mundo e com os melhores componentes eletrônicos da Shimano, marca referência no ciclismo. Uma das bikes é a Specialized Venge, consagrada no Tour de France, e a outra é a Specialized Roubaix, feita sob medida para enfrentar disputas de longa duração. As duas estarão equipadas com a revolução dos componentes eletrônicos, os grupos Dura-Ace Di2, fazendo com que eu não gaste energia na troca de marchas, sendo realizadas eletronicamente.