Avaliação da Caloi Sport Comfort

Tenho três bicicletas e mais duas. A que eu mais usava: uma Caloi Elite que era de 21 marchas e hoje tem 24. A que comprei para meu filho, mas como ele usou um tempo e não pedala mais, incorporei ao meu patrimônio: uma Caloi Supra 21v. Para mim, que uso bicicleta todos os dias inclusive para vir ao trabalho, é importante ter uma bici de reserva. Ou duas. Há cerca de um ano, não sei bem, olhando bicicleta em uma loja, fazendo uns teste drive de dobráveis e de bicicletas "normais" aro 26, escolhi mais uma: uma Caloi Sport Comfort 21v.

Vê-se logo que tenho preferência pelas Caloi e que não me incomoda não ter uma bici top de linha importada. Meu uso é ir para o trabalho todos os dias, pedaladas urbanas noturnas de 40km nas terças e quintas, pedaladas mais longas, 60km ou mais, no sábado e domingo, trilhas leves e cicloturismo. Para essas atividades, uma bicicleta mediana como as Caloi é suficiente.

Exemplo: no cicloturismo, um freio a disco complica mais do que ajuda. Imagine-se em um interior de país, em uma pequena cidade, e acontecer um problema no disco, um empeno. Dificilmente se encontrará alguém que saiba resolver o problema, enquanto que um freio comum de sapatas, qualquer pessoa sabe mexer, resolver, consertar.

Então, como disse, tenho três bicicletas e mais duas. As outras duas: uma não é minha, é a de Eliane, uma Specialized modelo urbano, mas de qualquer modo, quem dá manutenção sou eu e vez por outra pedalo com ela em trajetos curtos. É uma bicicleta urbana, portanto ela perde em agilidade (por exemplo, subir e descer obstáculos) e ganha em conforto, uma posição mais elevada para pedalar.

Minha outra bicicleta é uma Monareta antiga que comprei de um rapaz que passou na minha rua. Ela não está em uso, pretendo ainda restaurá-la, sem preocupação extrema de originalidade. Quero a bicicleta próxima do original, mas pretendo, por exemplo, colocar algumas marchas nela.

Ainda namoro há muito tempo com as dobráveis, pretendo comprar uma, já fiz diversos teste drive, mas ainda não tomei a decisão final.

Bem, ontem, voltei a pedalar com a bici branca Caloi Sport Comfort. A história dela: quando comprei, pensava que ela se tornaria a número um (entretanto, hoje ela é a número três, a terceira reserva). Comecei a usá-la no cotidiano e achei a bicicleta muito lenta. Hoje, das minhas bicis, a que sinto como mais rápida e mais ágil é a Supra. Então, usei a Sport em várias situações, cotidiano, trilhas, mas de certo modo, deixei-a um pouco de lado. Recentemente, emprestei a bicicleta e me arrependi: bicicleta não se empresta, é igual a escova de dentes. A bicicleta foi maltratada pelo usuário que conseguiu, até mesmo e incrivelmente, perder a roda traseira completa da bicicleta durante um transporte em automóvel.

Quando recebi a bicicleta de volta, suja e com uma roda inferior à original, inclusive sem a blocagem (o quick release), fiquei sem nenhuma vontade de pedalar na bicicleta. Nem gostava de olhar para ela. Enfim, com a proximidade da nossa próxima cicloviagem, mandei fazer uma revisão em todas bicis da casa (exceto a Monareta). Restaurei a sofrida bici branca Sport Comfort: troquei a corrente maltratada e recoloquei o quick release.

Então, no domingo ontem, voltei a pedalar com ela para testar. Excelente. A pedalada de domingo do Pedal Clube de Pernambuco é, em geral, de nível 2 (em uma escala de um a cinco), com velocidade média de 20 km/h. A Caloi Sport Comfort foi elaborada para ser mais confortável, mais urbana, e proporcionar uma posição de pedalar com a coluna mais reta, a cabeça mais elevada. De início, senti que a musculatura estava sendo usada de forma diferente do que sempre pedalo (com a Supra e a Elite). Eu estava sentindo os músculos de forma diferente, as alavancas estavam modificadas. Comecei por achar a bicicleta lenta. Depois, fui me acostumando e gostando mais. Pedalamos cinquenta quilômetros e foi excelente o comportamento da bicicleta. O câmbio e os passadores são dos mais simples da Shimano, entretanto respondem muito bem, com rapidez e silenciosamente. A postura mais elevada, obviamente, oferece mais resistência ao vento, porém favorece a visão da cidade e, certamente, do cicloturismo também.

O que falta nessa bicicleta para ser uma bici totalmente urbana é que sempre falta na Caloi: a Caloi não entende nada de bicicletas urbanas (embora esteja lentamente se modificando com os lançamentos de dobráveis e da Caloi Konstanz). Faltam bagageiros, furação para bagageiros, cestas, e pára-lamas.

Em resumo, a Caloi Sport Comfort 21v é uma ótima bicicleta para uso urbano, para trilhas de gente normal (sem competição e pressa) e para o cicloturismo.