Trilha do Quadrado

Essa trilha começou a ser planejada depois da ida do Pedal Clube à Represa de Tapacurá. Eu falei para meu amigo Flávio Guerra que a região é bonita e que dava para fazer várias trilhas por lá. Então, desenhei no site Wikiloc, uma trilha começando no Parque Aquático de Pernambuco, rodovia BR-232, e subindo em direção à Represa de Tapacurá, depois seguindo para a cidade de Matriz da Luz e voltando à rodovia BR-232 e Parque Aquático. Projetei a trilha, baixei para o GPS e combinamos data e hora. Eu chamei essa trilha de Trilha do Quadrado, pois o desenho dela ficou parecendo um... retângulo na verdade.
Hoje, feriado, nos encontramos às 7e30h lá na frente do Parque Aquático e iniciamos a trilha. Participaram: Paulo Rafael, Eliane, Macelo, Flávio, Pedro Gama, Clóvis e Daniele. Seguimos a trilha projetada no GPS e fomos subindo. Até a Represa de Tapacurá, a maior parte do caminho é de subidas. Havia muito barro vermelho mole nas trilhas, por conta das últimas chuvas. Foi muito legal usar o GPS nesse primeiro trecho, cerca de 14km, que a gente não conhecia. Fizemos um caminho muito bonito, com muito single track, muito capim alto, sem passar em estradão.

O barro mole em muitos trechos, grudou nas rodas e correntes e freios. Parávamos para limpar, mas enfim encontramos um riacho e lavamos as bicicletas. Depois, a trilha se transformou em estradão e o barro vermelho desapareceu. Enfim, chegamos ao Bar do Bode, onde fizemos uma parada para reabastecer. Descemos e passamos na frente da Represa, mas não subimos até lá pois Daniele já estava muito cansada. Seguimos pelo estradão, depois pequeno trecho de asfalto subindo e chegamos à cidade de Matriz da Luz. Lá fizemos uma parada mais prolongada de reabastecimento. Saímos da cidade e seguimos pela estrada de barro de Matriz da Luz em direção à rodovia BR-232. Esse trecho é especialmente belo. Na rodovia, subimos em direção ao Parque Aquático. Fizemos ainda pequena parada para água de coco e finalmente voltamos ao ponto de partida, encerrando a trilha.

Excelente e belo trajeto. Pretendo fazer outras trilhas naquela região. Fotos a seguir.
GPS da trilha.

Muitas subidas e belas paisagens.

Single tracks e riachos.

Às vezes, a trilha quase desaparecia.

O barro vermelho grudento tornava alguns trechos impraticáveis.

Os pneus foram inchando até parar.

Conseguimos limpar boa parte do barro em um riacho.

Felicidade, chegamos ao lago da Represa de Tapacurá. Pouca gente de Recife conhece isso aqui, imho.

Subidas com bela paisagem é melhor.

Muitas pontezinhas pelo caminho.