palais du tau

em reims, visitamos a catedral de notre-dame e o palais du tau. esse nome, tau, é porque o palácio foi feito em forma de T, (tau em grego), que era a forma da cruz dos arcebispos. esse era o palácio do arcebispo, claro. no palais du tau estão exibidas muitas das estátuas que antes estavam nas fachadas da catedral. algumas das estátuas foram muito danificadas pelos bombardeios da primeira e da segunda guerra mundial. diz o let's go que a catedral de notre-dame de reims tem mais de 2300 estátuas em suas fachadas. vai que é mesmo. essa estátua aqui representa maria madalena e foi retirada da fachada em 1970 e somente substituída por uma cópia em 1987.


aqui está mais uma estátua retirada da fachada, representando adão, eva e a serpente. pelo tipo de escultura, mais ingênua ou simplória, menos detalhada, essa estátua deve ser bem mais antiga que outras como a de madeleine.


essa estátua abaixo com mais de três metros de altura, que também ficava na fachada da catedral, é uma belíssima representação de eva com a serpente. como todo mundo sabe, a serpente tinha patas e foi castigada por deus que retirou suas patas e a obrigou a rastejar. essa eva vestida e com a cabeça coberta é muito curiosa, também. essa figura é tão forte que o palais du tau a utiliza como símbolo, em um enorme banner externo.