viagem-zinha

caro,
olha essa foto, parece uma cabeça de melancia. estou em garanhuns. fiz aquele roteiro que enviei o mapinha ontem, com uma pequena alteração: não entrei para água preta.
então eu queria entrar em água preta porque tive uma amiga que estudava em recife e era de lá. e eu queria ver a cidade. pra comparar: tive uma amiga que também estudava em recife e
era de camocim de são félix, no caminho que vai para bonito, então toda vez que passo por camocim me lembro dela, ângela.
então, saí de recife às 10:10, depois de abastecer e segui pela br101, como havia dito. a duplicação tá uma bosta, ou seja tudo incompleto e não há nenhum trecho em que a coisa funcione.
há trechos terríveis, esburacados demais. mas não houve nenhum trecho de perigo. essa moto, que é feita para o off-road, passou bem por todos os lugares, com buraco ou sem.
passei escada e ribeirão. como raramente uso a br101, foi curioso ver em ribeirão o mesmo terminal rodoviário, e o mesmo posto de gasolina onde na primeira viagem de bici que fiz, nós passamos a noite, o grupo de três, eu, fernando e ricardo.
primeiro tentamos dormir no terminal rodoviário mas tava ruim, daí deitamos em baixo de um ônibus estacionado no posto de gasolina ao lado.
de manhã, levamos o maior esporro do dono do ônibus pois ele ia fazer o bicho funcionar e se mover, a gente em baixo, loucura.
de qualquer modo, a zona da mata, os mares de canavial, são belos. as encostas cortadas e cheias de cana. pasto e bois.
me pergunto por que uma colina cheia de pasto verdinho e alguns boizinhos e vaquinhas brancos ou malhados, por que essa cena, essa imagem nos/me comove tanto, por que chama a atenção
do olhar? o bucolismo, a utopia?
chegando em palmares, não há estrada, péssimo, somente buracos, é de se andar a trinta km/h. resolvi não entrar em água preta, a amiga não estaria lá, nem sei onde ela estaria hoje em dia,
era só sentimentalismo besta.
estrada para catende.
depois, pega-se a esquerda em direção a quipapá e canhotinho. agora uma bela estrada.
vale a pena conhecer essas duas rodovias estaduais, a pe126 e a pe177. a estrada é simples, mas em bom estado, muitas curvas, muitas subidas e descidas, mais subindo, muitas belas paisagens.
saindo de palmares e depois de deixar a bifurcação de catende para trás, passo pela cidade de jaqueira. tem uma bela situação, o rio piranji passa por ali, estava volumoso. havia um encontro de cavaleiros e cavalos na cidade. o rio piranji, barrento, encontra-se mais adiante com o panelas
e ambos se juntam ao rio una.
assim que começamos a sair da zona da mata entrando pelo agreste e começando a subir, a temperatura muda, e se antes eu sentia calor, comecei a sentir o vento frio. mas havia sol forte
e fazia calor quando se parava a motocicleta, para uma foto por exemplo.
as cidades se sucedem, a paisagem muda. jaqueira, são benedito, quipapá. aparecem montes feitos de rocha, e água escorre desses montes e, frequentemente, atravessa a estrada. depressões profundas, vales, estradinhas, fazendas, igrejinhas.
depois canhotinho e depois angelim, são joão e garanhuns. cheguei às 13:35, ou seja cerca de três horas e vinte minutos para percorrer 245 km. vim devagar, aproveitando a estrada, a paisagem e fazendo algumas poucas fotos.
fui ao hotel, vi o quarto, e saí para almoçar. a moça do hotel recomendou um restaurante chamado varanda, perto daqui. comi uma picanha, e estava boa, com duas cervejas long neck
para comemorar mais essa. a sobremesa, um pudim de leite. e somente isso.