são joão, pernambuco


.
existe em pernambuco uma cidade chamada sao joao, eu nem sabiaque existia tal lugar. e o tal lugar foi escolhido para eu ir até láa trabalho, na semana que vem..precisando eu ir lá antes, hoje, para preparar a área,poderia, me repito, ir no carro do trab com motorista.
preferi, mais uma vez ir de motocicleta..com sinceridade, indo de motocicleta não parece trabalho, pareceum dia de lazer, sair da cidade ir passear na estrada, nas montanhasno verde no agreste, etc..saindo de recife, de casa, cedinho, 7 horas. na br 232, céu azul no topo,nuvens brancas no horizonte.subida da serra das russas, como sempre.parada breve no rei das coxinhas, sem comer, só para prendermelhor a mochila, com papéis, que levava.passa gravatá, bezerros e caruaru.
não há a menor dúvida, minha, do tipo de vento completamente diferente depois da serra e antesda serra.antes da serra, vento fresco, morno que refresca.depois da serra, vento frio, que penetra e contrai o maxilar.mas cabe falar para vc que em outras épocas do ano se pegavento quente pesado abafado no agreste e sertão.agora agosto é que tá assim.em são caetano, breve parada para abastecer.entrada à esquerda, saindo da br232 duplicada para a br 423 simples que leva a garanhuns.
sem dúvida, essa estrada é muito menos interessante que a estrada que levaa bonito. a de bonito, cheia de curvas e de paisagens, montes.essa, cheia de retões enormes, paisagem plana.de qualquer forma, as cidadezinhas que se sucedem, distraem,divertem da monotonia dos retões.cachoeirinha, lajedo, jupi, jucati..chego a garanhuns, entro à esquerda, estrada para palmaresuma rodovia estadual, a pe 177..
mais um pouquitim de estrada, 20km e chego em sao joao.cidadezinha de nada, nadica. pequena, 22 mil habitantes,não sei onde.um açude ou lago no meio (existirá diferença entre açude e lagolaguinho???)fui de um estirão só, quase sem paradas, cheguei às 10 e pouquinho.10 e 15 digamos então, 3h e pouquinho, 240km.faço o trabalho que era para fazer, limpo a área.

no outro dia, começo a voltar.
céu azul com muitas nuvens e chuviscos, às vezes.de sao caetano em diante, estrada duplicada de novo.
desço para recife parando vez em quando.paro em um posto de caruaru, e em um de vitória. um picolé em cada um.abaixo da serra das russas, vento morno, passa o frio que é lá em cima.mesmo com a roupa de proteção.foram 482km percorridos.
isso, essa pequena aventura,serve tambem para mim, para que eu saiba, comprove, que dá parafazer uma viagem de moto, percorrendo 400 ou 500 km por dia,sem problemas, sem excessivo cansaço. pegando 10 dias de fériaspode-se viajar por exemplo de 4 a 5 mil km.chegando em casa, então, para comemorar, duas bohemias long neckvendo a tarde cair, no fiteiro, caldinho de feijão, dois sanduíches depernil. um dia quase perfeito..observação: a viagem de motocicleta desperta os mesmos comentários que asviagens de bicicleta...........é loucura.........é perigoso...........se eu pudesseeu faria (podem mas não fazem)....eu queria fazer mas tenho medo........tenho um (primo, irmão, conhecido...) que faz isso também.......
foi assim e é só isso.