o nome dele


.
(o desenho acima parece um mapa, feito com a cruzinha de soma que vem naqueles modelos de letrinhas)
.
H é a inicial do nome dele. na verdade, às vezes o chamo de john, sei que isso é pernóstico, essas coisas em inglês, é muito pernóstico fazer um desenho, por exemplo, e colocar o nome do desenho em inglês, é pernóstico chamar um personagem de john também. pernóstico, diz o dicionário, é presumido afetado pretensioso pedante. vou ter que me policiar para ser menos pernóstico. eu o chamo de H, às vezes de john, se não me engano já chamei de robert também (outro pernosticismo).
H é a inicial do nome dele, que é henry, pernóstico de novo. henry eu escolhi por causa do dentista personagem de roth em -avesso da vida- pois quando nathan está escrevendo sobre seu irmão henry, ele coloca assim: H fez isso, disse isso, etc. durante algum tempo chamei H de john por conta de algumas semelhanças entre ele e john lennon, especialmente a insegurança permanente, a vida sem objetivo, eu estava lendo a biografia de lennon nessa época.
H também poderia se chamar, é uma boa idéia até, ralph. no livro de bernard schlink, "o outro", ralph é o amante de lisa e ralph é o personagem que torna as coisas mais bonitas do que são, torna os acontecimentos mais artísticos, mais literários, mais musicais.
H é algo assim, um ralph, misturando real e ficção, se isso é possível - no sentido de se saber se um "real" existe mesmo, de mermo, de cum força..bernard schlink, outro que está me fixando, ou fixando Henry, dois livros, lemos os dois, "o leitor", "o outro".